O programa será oferecido no Campus do Sertão da Ufal, após a assinatura de um termo de cooperação acadêmica entre o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec-Ufal), o Sebrae-Al, a OAB-AL, a Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia e o Ministério Público do Estado de Alagoas. Serão disponibilizadas 30 vagas extras, destinadas exclusivamente a servidores, funcionários das instituições parceiras ou profissionais envolvidos em atividades de inovação na região do Campus do Sertão.
O Profnit é um curso de mestrado profissional gratuito e presencial, com duração máxima de 24 meses, voltado para a formação de profissionais que atuarão em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e ambientes de promoção da inovação em diversos setores. A Ufal é responsável pela disciplina acadêmica e pela emissão do diploma de Mestre para os participantes do programa.
Francisco Rosário, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac-Ufal), enfatiza a importância do curso para o desenvolvimento regional, prevendo impactos positivos no fortalecimento socioeconômico da região do sertão alagoano. Reynaldo Rubem Ferreira Júnior, do Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Competitividade (Getic), destaca a capacitação proporcionada pelo Profnit, visando o desenvolvimento de habilidades de gestão da inovação e a compreensão da importância do progresso tecnológico na região.
O curso de inovação, que já estimulou a produção tecnológica e a emissão de patentes, é visto como uma oportunidade de impulsionar a região do sertão alagoano. Para mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem acessar o edital disponível no link fornecido.