UFAL – Ufal Inaugura Mestrado Profissional em Administração Pública no Interior de Alagoas



Expansão Acadêmica: UFAL Inicia Mestrado em Administração Pública no Interior de Alagoas

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou um marco importante no dia 7 de agosto, ao inaugurar a primeira turma do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) no Agreste alagoano. Este curso, que está em operação na capital Maceió desde 2014, é parte de um programa nacional coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e oferecido em rede por várias universidades brasileiras.

A aula magna, conduzida pelo professor Bruno Setton, concentrou-se na introdução ao Profiap e na apresentação dos docentes envolvidos no curso. Segundo o professor Elthon Oliveira, diretor acadêmico do Campus Arapiraca, "A aula inaugural foi crucial para mostrar a capacidade do programa em qualificar seus estudantes, evidenciando como ele está alinhado com as necessidades contemporâneas da administração pública e do serviço público". Esta aula serviu como um ponto de partida inspirador para os novos alunos, sublinhando o compromisso da Ufal com a excelência acadêmica e a relevância prática.

A chegada do Profiap ao interior de Alagoas traz consigo uma promessa de avanços significativos em termos de qualificação profissional. O professor Oliveira enfatizou a relevância desse movimento, afirmando que "há uma demanda reprimida por programas de mestrado e doutorado no interior do estado. O Profiap vem para atender parte dessa demanda, oferecendo uma oportunidade valiosa de aprimoramento acadêmico".

Além de atender às necessidades educacionais regionais, a expansão do Profiap é vista como uma oportunidade para melhorar os serviços públicos através da capacitação dos próprios servidores da Universidade. O professor destacou a missão da Ufal em servir a sociedade "em diversas camadas e formas", aludindo ao impacto potencial de programas como o Profiap na melhoria dos serviços públicos. Atualmente, o Campus Arapiraca oferece quatro programas de mestrado, e há uma expectativa crescente pela aprovação de um novo programa na Unidade Educacional de Penedo.

A turma inaugural no interior é composta por 12 alunos, selecionados por edital. As vagas são direcionadas tanto aos servidores de instituições de ensino superior quanto à comunidade em geral. Durante o curso, os estudantes participarão de dois semestres de disciplinas e finalizarão sua jornada acadêmica com a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, do coordenador de pesquisa do Campus Arapiraca, professor Alysson Duarte, além do professor Bruno Setton e do professor Elthon Oliveira. Esse evento marcou não apenas o início de um novo capítulo para o Campus Arapiraca, mas também destacou o compromisso contínuo da Ufal em expandir e democratizar o acesso à educação de qualidade em diferentes regiões do estado de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo