Este recurso, acessível através de um simples clique, permite que estudantes, docentes e funcionários da universidade registrem suas experiências de forma anônima, preenchendo perguntas objetivas sobre temas sensíveis como homofobia, racismo, transfobia, xenofobia e machismo/misoginia. A iniciativa visa mapear as situações de discriminação e violência, identificando os pontos mais críticos dentro do ambiente universitário.
De acordo com o professor Anderson Menezes, a ideia de lançar o formulário surgiu após diversas denúncias informais feitas por estudantes nas redes sociais. “Achamos de extrema importância realizar este levantamento para termos uma base de onde têm maior ocorrência/frequência. Pretende-se, por meio deste formulário, compreender as demandas e as lacunas da plena prática dos direitos humanos e fundamentais dentro dos cursos da Universidade”, explicou o professor.
A Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública da UFAL tem a missão de promover a cidadania, os direitos humanos e fundamentais, incentivando ações educacionais que respeitem as diferenças e enfrentem as desigualdades. A pretensão é que, com os dados coletados pelo formulário, a equipe possa identificar áreas e grupos mais vulneráveis, desenvolvendo estratégias e ações específicas para oferecer suporte adequado tanto internamente quanto externamente.
Ações como essa são fundamentais para fomentar uma cultura de respeito e igualdade dentro das universidades, refletindo positivamente na formação dos alunos como cidadãos conscientes e responsáveis. O levantamento não apenas identificará os locais e situações de maior risco, mas também permitirá a criação de políticas internas mais eficazes, promovendo um ambiente mais seguro e inclusivo.
Para mais informações sobre essa iniciativa, os interessados podem entrar em contato através do e-mail coord.direitoshumanosufal@gmail.com, do telefone (82) 3214-1808, ou do perfil no Instagram @cdhsp.ufal. Através desses canais, a coordenação está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer o apoio necessário à comunidade acadêmica.