Uma das principais novidades desta edição é a adoção da entrada única no semestre 2025.1. Isso significa que a maioria dos cursos terão início das aulas em 7 de julho, seguindo até 28 de novembro. No entanto, para o curso de Medicina dos Campus A. C. Simões, a Ufal não poderá mais adotar o bônus de 3%. Além disso, todos os cursos dos campi Arapiraca e Sertão deixam de ter o bônus de 10% do Critério Regional, devido a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) considerando inconstitucional o critério geográfico.
Nesse contexto, a Ufal busca alternativas para garantir a presença de alunos alagoanos nos cursos da instituição. Outra novidade é a inclusão da população quilombola como beneficiária de cotas, antes contemplada apenas nas cotas para negros e negras. A concorrência simultânea em cotas e ampla concorrência também será ampliada, assim como a redução na renda máxima per capita para a comprovação de baixa renda, passando de 1,5 para 1 salário mínimo.
Para evitar contratempos, o diretor-adjunto do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal), Zeuxis Morais, orienta os candidatos a providenciarem com antecedência os documentos necessários, como Certificado e Histórico Escolar. O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado em 26 de janeiro de 2025, com as matrículas ou registros acadêmicos ocorrendo de 27 a 31 de janeiro. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita de 26 a 31 de janeiro.
Dessa forma, a Ufal segue com as inscrições abertas para o Sisu 2025, promovendo diversas mudanças e adaptações em seu processo seletivo para garantir uma maior inclusão de estudantes e promover a diversidade em seus cursos.