UFAL – Ufal abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com 40 vagas disponíveis para primeiro semestre de 2025.



A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC). Os interessados em ingressar nos cursos podem se inscrever gratuitamente até o dia 26 de janeiro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo 25 para o Mestrado e 15 para o Doutorado. As vagas estão divididas em diferentes linhas de pesquisa, como Métodos Computacionais, Mecânica de Materiais e de Estruturas, Novos Materiais e Materiais Não Convencionais, e Estruturas e Geomecânica do Petróleo. Para o Mestrado, as vagas são distribuídas da seguinte forma: Métodos Computacionais (5 vagas), Mecânica de Materiais e de Estruturas (2 vagas), Novos Materiais e Materiais Não Convencionais (5 vagas) e Estruturas e Geomecânica do Petróleo (13 vagas).

No que diz respeito às políticas afirmativas, serão oferecidas oito vagas para ampla concorrência no Mestrado e quatro no Doutorado. Além disso, estão reservadas vagas para ações afirmativas, contemplando servidores públicos da Ufal, candidatos negros, candidatos indígenas, pessoas trans, refugiados, assentados e candidatos com deficiência.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil / Estruturas e Materiais da Ufal busca contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, formando profissionais capazes de lidar com avançadas técnicas de análises e projetos estruturais, envolvendo recursos computacionais e novos materiais. Através de suas atividades de ensino e pesquisa, o programa visa preparar engenheiros aptos a enfrentar os desafios das ciências da Engenharia, suprindo a carência de recursos humanos qualificados na região.

Para mais informações, os interessados podem consultar o edital disponível no site do programa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo