UFAL – Ufal abre inscrições para curso de extensão “Trabalho Cultural e Artístico” com aulas online pelo YouTube do projeto Jogando Dados.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está promovendo um curso de extensão intitulado “Trabalho Cultural e Artístico” em parceria com a Unidade de Santana do Ipanema. As inscrições estão abertas e o curso será realizado de forma online, com transmissão pelo canal do YouTube do projeto Jogando Dados, entre os dias 6 de fevereiro e 19 de março.

De acordo com o professor Anderson Gomes, responsável pelo curso, as mudanças no mundo do trabalho representam uma marca da reestruturação da acumulação no modo de produção capitalista desde a década de 1970. Ele destaca o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como um dos fatores que contribuíram para a transformação do mercado de trabalho.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a aulas com diversos temas e convidados de diferentes instituições do país. As aulas abordarão desde discussões teóricas sobre o trabalho artístico e cultural até a análise de atividades específicas, como música, jornalismo esportivo e o papel do público consumidor na indústria cultural.

O curso contará com seis aulas, realizadas nas noites de terça-feira, exceto pela segunda aula. O público-alvo são os estudantes já matriculados na disciplina eletiva de Economia Política da Comunicação do curso de Economia da Unidade de Santana do Ipanema, além de outros estudantes da instituição. A avaliação se dará pela leitura e comentários dos textos indicados, além da participação nas aulas.

Além da Unidade de Santana do Ipanema, a atividade tem como parceira o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). As aulas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e também ficarão disponíveis como podcasts no Jogando Dados.

A programação do curso conta com a participação de renomados pesquisadores de diferentes áreas, incluindo Ruy S. Lopes, Verlane A. Santos, Manoel Bastos, Rodolfo Londero, Carlos Figueiredo, Marcelo R. Teixeira e Aianne Amado, que abordarão temas como a produtividade do trabalho artístico, empreendedorismo cultural, precarização do trabalho jornalístico e as relações de trabalho no futebol.

Estudantes interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição gratuitamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e se preparar para seis semanas de debates e aprendizado sobre o cenário atual do trabalho artístico e cultural.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo