UFAL – “Serviço de Psicologia da Ufal abre inscrições para Grupo de Escuta e Acolhimento voltado a estudantes universitários”


O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está oferecendo um Grupo de Escuta e Acolhimento (PAREs) para os estudantes interessados. O objetivo é proporcionar um espaço de discussão, troca de experiências e reflexões sobre as demandas relacionadas à vivência acadêmica e estudantil.

As inscrições para participar do grupo já estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário online disponível no site da Ufal. O grupo se reúne quinzenalmente e é destinado tanto para estudantes de graduação quanto de pós-graduação da instituição. As reuniões para os estudantes da pós-graduação estão agendadas para a próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, às 10h. Já os estudantes de graduação terão a oportunidade de participar do grupo no dia 13 de dezembro, no mesmo horário.

Segundo a psicóloga Lucélia Gomes, as atividades do grupo são mediadas por um profissional de Psicologia do Serviço e visam oferecer um espaço seguro para que os estudantes possam expressar suas demandas e encontrar apoio e acolhimento.

Além do Grupo de Escuta e Acolhimento (PAREs), o SPA oferece outros tipos de atendimento, como o pronto-acolhimento, que consiste em uma escuta psicológica pontual com o intuito de acolher e avaliar a queixa do estudante, além de oferecer orientação. Esse tipo de atendimento não garante o início do acompanhamento psicológico, mas as demandas apresentadas são avaliadas e, dependendo da disponibilidade do serviço, o estudante pode ser encaminhado para acompanhamento psicológico, avaliação psicológica e/ou atividades em grupo.

Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço do SPA. Os horários de atendimento são de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h30, e quintas e sextas-feiras, das 13h às 15h30. Outras informações e dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (82) 3214-1344 ou nas redes sociais do SPA, como o Instagram @servicodepsicologia.ufal, por e-mail: [email protected] ou no site oficial do SPA na página da Ufal.

Esse tipo de iniciativa por parte da Ufal é importante no que diz respeito à atenção à saúde mental dos estudantes, fornecendo recursos e suporte para lidar com questões emocionais e psicológicas que possam surgir durante a vivência acadêmica. O Grupo de Escuta e Acolhimento (PAREs) é uma oportunidade valiosa para que os estudantes se sintam ouvidos, compreendidos e acolhidos em um ambiente universitário muitas vezes desafiador.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo