As atividades estão abertas ao público e incluem oficinas e palestras com o objetivo de estimular o interesse pela abordagem pedagógica da educação somática. Neste ano, a proposta é compreender o corpo em sua totalidade, integrando os domínios sensorial, cognitivo e afetivo. A coordenadora do projeto, a professora Risia Lessa, destaca a importância de proporcionar um espaço para maior consciência e percepção de si, do diálogo do corpo com suas demandas internas e externas.
Durante o evento, serão discutidos os princípios que se manifestam nas expressões populares diretas e indiretas, refletindo sobre os movimentos criados e desenhados pelo corpo. Questões como preparação física para a cena e a transformação de aspectos da preparação corporal em elementos dramatúrgicos serão abordadas. Estudantes envolvidos na organização do evento ressaltam a importância de falar sobre o movimento como parte essencial do cotidiano.
A programação conta com oficinas como “Vitalidade e a arte do autocuidado”, “Somática e a criação em dança” e “Corpo e ambiente”, assim como rodas de conversa, exibição de filmes e apresentações artísticas. A proposta é explorar a relação entre práticas somáticas e a dança, ampliando a consciência e a autopercepção dos participantes.
Com a presença de oficineiros renomados, como Beatriz Deodato, Kátia Andrade e Victor Ribeiro, a Semana de Dança Corpóreo se destaca como um espaço de troca e aprendizado, inspirado por estudiosos como Merleau-Ponty. Para mais informações sobre a programação completa e horários, os interessados podem seguir as redes sociais da ETA e do projeto Corpório.
Portanto, a 3ª edição da Semana de Dança Corpóreo promete ser um evento enriquecedor para todos os amantes da dança e interessados em explorar a conexão entre corpo, mente e expressão artística.