Disponível gratuitamente para download no site da Editora, a revista aborda, em mais de 60 páginas, a importância das águas na geografia e história de Alagoas, elementos que inspiram e constroem a identidade do estado. Parte do conteúdo presente na revista foi produzido durante a disciplina Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo, ministrada pela professora Janayna Ávila, também coordenadora do projeto e editora da revista.
Com 42 imagens feitas por 27 fotógrafos, a revista apresenta registros de cenas em diversos bairros de Maceió e em cinco cidades alagoanas: Arapiraca, Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Penedo e São Miguel do Campos. A Cosmorama conta ainda com projeto gráfico e diagramação de Maria Clara Gomes e Yasmin Henrique.
Com uma periodicidade semestral, a revista tem como objetivo principal debater a fotografia como forma de expressão artística, não apenas por meio de ensaios visuais, mas também em textos e entrevistas, embora a primeira edição seja composta exclusivamente por imagens.
O nome escolhido para a revista, Cosmorama, é uma referência a um dispositivo óptico surgido entre os séculos 17 e 18, utilizado para visualização de imagens pintadas, em uma época em que a fotografia ainda não existia. A professora Janayna Ávila destaca a importância da revista como espaço de documentação da produção contemporânea de imagens e para reflexões sobre a fotografia em nossa sociedade.
Para acessar a revista Cosmorama, basta visitar o site da Edufal e realizar o download gratuito. Além disso, é possível acompanhar as novidades e notícias sobre a revista no Instagram @revistacosmorama, ou entrar em contato através do e-mail revista.cosmorama@gmail.com. Este é um importante passo para a divulgação e valorização da produção fotográfica e artística em Alagoas.