O público-alvo dessa ação educativa abrangeu estudantes do ensino fundamental II, do ensino médio e universitários. A entrada para o cinema foi gratuita, e o filme foi escolhido por sua realidade e pertinência ao tema abordado. Para enriquecer a discussão após a exibição do filme, foram utilizados jogos e premiações, através da plataforma digital Kahoot, com perguntas criadas pelos estudantes da turma noturna de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Os participantes puderam competir em um quizz pelo celular e os quatro primeiros colocados foram premiados com cestas de guloseimas. Com a orientação dos alunos e professores coordenadores, os temas abordados no filme foram discutidos com a plateia, promovendo aprendizado e diversão. A professora Alessandra Borges, juntamente com o professor Abelardo Silva Júnior, também do ICBS, lideraram o evento de forma dinâmica e interativa.
As atividades do projeto Viralogando estão vinculadas à disciplina de Virologia e Imunologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufal, como parte das Ações Curriculares de Extensão (ACE). O objetivo é alertar diferentes públicos sobre a relação entre mudanças ambientais e o surgimento de novos vírus. Em 2025, uma nova edição do projeto será realizada, com foco no público infantil, promovendo atividades lúdicas e visitas em escolas para conscientizar crianças de 6 a 11 anos sobre a importância da prevenção de doenças virais e preservação da natureza.
Para saber mais sobre o Viralogando, siga o projeto no Instagram @viralogando24.