UFAL – Projeto Ufal Arapiraca de Portas Abertas destaca biomas do Agreste Alagoano na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Confira a programação!

A 3ª edição da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) em Arapiraca destaca o projeto Ufal Arapiraca de Portas Abertas, que tem como foco os biomas do Agreste Alagoano e as conexões de saberes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O objetivo principal do projeto é promover ações em Arapiraca e nos municípios ao redor antes, durante e após a SNCT, visando a disseminação do conhecimento científico relacionado à biodiversidade, tradições, potencial inovador e tecnológico dos biomas Mata Atlântica e Caatinga.

Durante a SNCT 2024, que acontecerá de 16 a 22 de outubro, o Campus Arapiraca receberá aproximadamente 60 escolas municipais, estaduais e particulares, 20 municípios alagoanos e cerca de 2500 estudantes da educação básica. Serão oferecidas duas modalidades de atividades: exposições de CT&I e o projeto Portas Abertas.

As exposições incluirão objetos, materiais e experimentos relacionados aos biomas alagoanos, com abordagem lúdico-interativa e a possibilidade de serem realizadas nas escolas a médio e longo prazo. Já o projeto Portas Abertas proporcionará aos estudantes e professores da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ao público em geral, a oportunidade de explorar as exposições, participar de palestras, oficinas, minicursos e visitar os laboratórios e espaços da universidade.

No Campus Arapiraca, as áreas contempladas incluem Educação, Letras, Arte e Cultura, Administração Pública, Química, Física, Matemática, Educação Ambiental, Ciências Biológicas, Divulgação Científica, Medicina, Anatomia, Microbiologia e Enfermagem, entre outras.

O projeto Ufal Arapiraca de Portas Abertas é coordenado por professores renomados e foi aprovado na chamada 08/2024 do CNPq para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para mais informações sobre a programação da Sinpete, acesse o link disponibilizado.

Essa iniciativa representa um importante passo para a promoção da ciência e tecnologia na educação básica, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e a valorização do conhecimento científico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo