UFAL – Projeto de pesquisa do Cepcom/Ufal abre vagas para estudar cobertura midiática do futebol de mulheres no Brasil.

O Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação da Unidade Santana do Ipanema, Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas (Cepcom/Ufal) está com inscrições abertas para o projeto de pesquisa intitulado “Os problemas da espacialização do futebol de mulheres no Brasil: Análise exploratória da cobertura midiática do Campeonato Alagoano (2021-2024)”.

O projeto tem como propósito iniciar, entre os meses de outubro e fevereiro de 2025, o “Ciclo de Leituras Cepcom”, o qual tem como objetivo principal debater a fundamentação teórica do estudo. Serão realizadas cinco rodadas mensais, sendo a primeira agendada para os dias 2 e 3 de outubro, às 19h30 e às 15h15, respectivamente, com o tema geral “Pensamento materialista para estudar audiovisual”.

Segundo o professor Anderson Santos, responsável pela coordenação da pesquisa, o ciclo de leituras também servirá como uma oportunidade de formação e discussão do Observatório das Transmissões de Futebóis (parceria CEPCOM-Intervozes). Santos ainda destaca que o áudio de cada encontro do ciclo será disponibilizado como um episódio do podcast “Jogando Dados”.

O projeto está direcionado a estudantes da Unidade Santana e do curso de Jornalismo, com apoio do CNPq. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o professor Anderson por e-mail (anderson.gomes@santana.ufal.br), onde receberão as informações necessárias para acesso aos textos a serem discutidos e aos links das reuniões.

Durante as rodadas de leituras, serão abordados e debatidos os textos: “Um pensamento materialista em Comunicação” (Bolaño; Bastos, 2020), “Indústria Cultural e Capitalismo Monopolista no Brasil” (Bolaño, 2016) e “Indústria Cultural e funções” (Bolaño, 2000). Este projeto promete ser uma grande oportunidade para aprofundar o debate acadêmico sobre a cobertura midiática do futebol feminino no Brasil.

Sair da versão mobile