UFAL – Projeto de extensão da Ufal beneficia mais de 1.000 alunos de escolas públicas com ações educativas sobre trânsito seguro.



No ano de 2024, mais de 1.000 alunos de escolas públicas de Alagoas e de outros estados foram beneficiados pelo projeto de extensão intitulado “Cidade Educadora e o Trânsito em Questão”. Realizado pelo curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto teve como objetivo principal promover a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro em diversas cidades polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Sob a coordenação da professora Gilcileide Rodrigues da Silva, o projeto foi dividido em três etapas. Na primeira fase, os alunos realizaram investigações sobre as estatísticas de vítimas fatais de trânsito nos últimos três anos, tanto em Alagoas quanto no restante do Brasil. Já na segunda etapa, os participantes foram capacitados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em temas como segurança de pedestres e ciclistas, além da integração entre saúde e educação no trânsito. Por fim, a terceira etapa contou com a realização de atividades educativas nas escolas, planejadas pelos próprios estudantes e adaptadas à realidade local.

A abordagem interdisciplinar do projeto foi enfatizada pela professora Nivaneide Alves de Melo Falcão, outra coordenadora da iniciativa, que ressaltou a importância das reflexões promovidas pelas ações nas comunidades escolares e o impacto positivo que os alunos podem ter na sociedade como um todo. Ao todo, mais de 1.000 estudantes de diferentes regiões e contextos participaram das atividades nos polos da UAB em Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi e São José da Laje.

Além disso, a iniciativa contou com parcerias fundamentais, como o apoio financeiro da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) via Fundepes, a colaboração do Detran/AL e a receptividade de diversas escolas públicas. Para os estudantes envolvidos, como foi o caso de Pollyanna de Oliveira Bernardes, o projeto representou uma experiência enriquecedora, aproximando-os da realidade da sala de aula e da prática docente, e contribuindo para a conscientização em relação à segurança no trânsito e à formação de cidadãos mais preocupados com o bem-estar e a convivência.

No contexto da extensão universitária, o projeto se destacou como um marco para a formação cidadã e o papel da Ufal na educação à distância, fortalecendo o compromisso social da instituição com a população alagoana. Os projetos de extensão, como ressaltou Pollyanna, cumprem um papel fundamental ao levar o conhecimento acadêmico para além dos muros da universidade e atuar de forma efetiva na construção de uma sociedade mais consciente e segura.

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