UFAL – Projeto de educação ambiental da Ufal e Prefeitura de Maceió chega à semifinal do Prêmio LED 2024 da TV Globo.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Prefeitura de Maceió, está comemorando a chegada do projeto Cultivar, cuidar, cuidar-se – Um modelo inspirador para o futuro à semifinal do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, promovido pela TV Globo e a Fundação Roberto Marinho. Essa é uma conquista significativa para a educação ambiental, já que o projeto foi selecionado entre os 60 melhores do país, em uma competição que recebeu mais de duas mil inscrições.

A iniciativa, liderada pelos estudantes de doutorado em Agronomia – Produção Vegetal, Jhulyanne Christiny e Cristian Bernardo, inscreveu o projeto na categoria Estudante. Eles começaram o projeto com a construção de uma horta no Centro Municipal de Educação Infantil Mestra Virgínia (CMEI), localizado no Rio Novo, com o intuito de proporcionar atividades externas para as crianças.

O sucesso do projeto atraiu a participação de voluntários, incluindo alunos de graduação e pós-graduação da Ufal, gestores, professores, funcionários da escola e membros da comunidade local. Jhulyanne Christiny enfatiza a inspiração que o projeto tem proporcionado, levando outras pessoas e organizações a adotarem práticas semelhantes. A iniciativa ganhou visibilidade ao ser inscrita no Movimento LED, e agora aguarda a fase de entrevistas e auditorias para a definição dos 15 finalistas.

Se selecionado, o projeto será recompensado com um prêmio de R$ 200 mil, e terá sua história contada em um programa especial na TV Globo. Os idealizadores esperam que essa conquista possa contribuir para ampliar o alcance de suas ações e criar um modelo de educação pública para o Estado.

Cultivar, cuidar, cuidar-se – Um modelo inspirador para o futuro atualmente beneficia cerca de 140 crianças que residem em áreas periféricas de Maceió, onde muitas enfrentam insegurança alimentar. As crianças envolvidas no projeto têm agido como promotoras de uma alimentação mais saudável e de conscientização ambiental, levando parte do que produzem para suas casas.

Jhulyanne Christiny destaca que o apoio da instituição de ensino e uma equipe acolhedora ajudaram a despertar um olhar mais consciente sobre o espaço e os benefícios de ter um ambiente acolhedor. Dessa forma, o projeto não apenas transforma os espaços, mas também promove uma consciência ambiental coletiva.

Os idealizadores estão empenhados em divulgar as ações e o impacto do projeto na sociedade local, já que a aceitação tem gerado uma demanda crescente de outras escolas, pais e responsáveis interessados em conhecer e implantar práticas semelhantes. A expectativa é de que o reconhecimento do Prêmio LED possa impulsionar o projeto para voos ainda mais altos e influenciar positivamente a educação pública no Estado.

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