UFAL – Projeto da Ufal coordenado por promotor recebe Prêmio Boas Práticas pelo cuidado com animais abandonados em Maceió, com mais de oito mil atendimentos.



O promotor Alberto Fonseca, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi agraciado com o Prêmio Boas Práticas Com Resultados Sociotransformadores, promovido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em reconhecimento à sua iniciativa inovadora. O projeto consiste na criação de uma Agenda Resolutiva voltada para lidar com a questão dos animais abandonados em áreas de Maceió afetadas por subsidência.

Desde o seu lançamento em 2020, a Agenda Resolutiva já realizou mais de oito mil atendimentos, incluindo castrações e adoções responsáveis. O trabalho é realizado em três frentes principais: levantamento da quantidade de animais, realização de mutirões de castração e captura, castração e devolução de animais de colônias. Além disso, o projeto engloba ações de vacinação, resgate, educação para guarda responsável e abrigo para os animais até que sejam adotados.

O professor Pierre Barnabé, do curso de Medicina Veterinária da Ufal em Viçosa, é um dos colaboradores do projeto e celebrou a conquista do prêmio como um reconhecimento do trabalho em andamento. Ele ressaltou o papel do promotor Alberto Fonseca como mobilizador e destacou que o programa se tornou o maior de captura, esterilização e devolução de felinos da América Latina.

A Quarta Promotoria apresentou os resultados dos quatro primeiros anos do projeto ao prêmio, evidenciando a realização de reuniões periódicas, relatórios da Ufal/Braskem, audiências com os interessados e visitas técnicas. Além da Ufal, o projeto conta com a participação da Delegacia de Crimes Ambientais, da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Os resultados do programa incluem mais de oito mil animais atendidos, mais de cinco mil castrados, 870 adoções pelo programa Focinho Responsável e a Construção do Parque dos Gatos pela Ufal, com capacidade para abrigar 560 felinos. O sucesso do programa também resultou na solicitação do Ministério do Meio Ambiente para capacitar 600 médicos veterinários pela Ufal e na disseminação dos resultados por meio de diversos projetos de pesquisa, extensão e publicações acadêmicas.

Em resumo, a Agenda Resolutiva coordenada pelo promotor Alberto Fonseca e em parceria com a Ufal é um exemplo de iniciativa bem-sucedida que está transformando a realidade dos animais abandonados em Maceió e servindo de inspiração para outras ações semelhantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo