O Brilhante Meeting está marcado para iniciar às 9h no auditório do Instituto de Física da Ufal. A programação do evento inclui uma Roda de Conversa com Sendy Nascimento, Jéssica Lima e Thaís Feliciano, intitulada “Mulheres na Ciência”. Durante a tarde, as bolsistas do projeto participarão do Circuito Brilhante e a programação será encerrada com uma palestra da psicóloga Camila Carnaúda sobre “O autocuidado no cotidiano: desafios e estratégias em saúde mental”.
Coordenado pelas professoras Fernanda Selingardi Matias e Maria Socorro Seixas Pereira, o projeto Brilhante Mente recebeu um financiamento de quase R$ 600 mil do CNPq para promover a inclusão, capacitação e permanência de mulheres e meninas nas áreas de exatas ao longo de 36 meses. O principal objetivo é criar uma rede de apoio para promover interação, colaboração e encorajamento científico, emocional e intelectual entre as participantes.
Além de aprender conceitos fundamentais em áreas como física, matemática, estatística e computação, as participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa científica, escrita, comunicação oral, linguagens de programação e análise de dados. O projeto visa despertar o interesse das meninas e mulheres para as carreiras nas áreas exatas e incentivar a ideia de que são capazes de realizar pesquisas brilhantemente.
O Brilhante Mente também tem como objetivo combater estereótipos de gênero na ciência e mostrar a importância do esforço e dedicação nas atividades relacionadas à pesquisa e tecnologia. Ao reforçar a ideia de que a genialidade não é um pré-requisito para ser cientista, o projeto promove o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico, a criatividade e a proatividade entre as participantes.
Portanto, iniciativas como o Brilhante Mente são essenciais para incentivar mais meninas e mulheres a se interessarem e permanecerem nas áreas de ciências exatas, combatendo assim a falta de diversidade de gênero na ciência e promovendo uma maior representatividade feminina nesses campos de conhecimento. Afinal, a ciência não tem gênero e todas as mentes brilhantes são bem-vindas para contribuir com as descobertas e avanços científicos.