UFAL – Projeto Academia e Futebol da Ufal destaca papel das mulheres no futebol brasileiro em eventos internacionais.

O Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu o projeto Academia e Futebol em parceria com o grupo de pesquisa Observatório de Mídias e Tecnologias Digitais (Remix), apresentando seus resultados em três eventos de destaque durante os meses de agosto e setembro. A pesquisa intitulada “Meninas ribeirinhas e ídolos do futebol brasileiro: um mergulho imagético no Baixo Rio São Francisco” foi conduzida por professores e estudantes e investigou a relação das meninas ribeirinhas com ídolos do futebol como Neymar Júnior e Marta.

Durante os eventos internacionais, o projeto apresentou sua produção audiovisual, incluindo um mini documentário intitulado “Umas meninas, um velho, uma rainha”. Esse documentário surgiu a partir da necessidade de explorar as imagens e estética da pesquisa, proporcionando uma visão mais profunda das relações das meninas ribeirinhas com o futebol. A exibição do documentário destacou o contraste entre a riqueza cultural e as condições precárias de vida, gerando grande curiosidade entre o público.

O projeto também abriu caminho para futuras colaborações e reflexões sobre a visibilidade e empoderamento das mulheres no futebol, especialmente em regiões isoladas. Além disso, os estudantes envolvidos na Expedição Científica do Baixo São Francisco destacaram a importância do projeto na promoção do empoderamento feminino e no desenvolvimento pessoal e profissional.

A iniciativa faz parte dos esforços da Ufal em unir esporte, ciência e inclusão social, promovendo pesquisas que dialogam com as realidades locais e nacionais. A Expedição Científica do Baixo São Francisco, parte do maior programa de biomonitoramento ambiental em águas continentais brasileiras, percorre 250km do rio, entre Alagoas e Sergipe, promovendo saúde, educação ambiental e pesquisa nas comunidades ribeirinhas.

O projeto Academia e Futebol continua a promover a reflexão sobre a importância do futebol feminino e seu papel na construção de novas narrativas sociais, contribuindo para o desenvolvimento local e a promoção da igualdade de gênero no esporte. Para acompanhar mais sobre o projeto, siga o perfil @academiaefutebolal no Instagram e saiba mais sobre as Expedições Científicas da Ufal em seu site oficial.

Sair da versão mobile