Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estão em vigor iniciativas que têm contribuído para o sucesso dos estudantes provenientes de escolas públicas na redação do Enem. Entre essas iniciativas estão o programa Conexão de Saberes e o projeto O mil é Nosso. O Conexão de Saberes foi implementado em 2004, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as universidades, enquanto o projeto O mil é Nosso foi concebido pela professora de Redação Lívia Soares, servidora da Ufal.
O Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes da Ufal obteve excelentes resultados, com 16 alunos alcançando notas superiores a 800 pontos na redação do Enem 2024. Os estudantes que se destacaram, como Maria Alice, Murilo Lima, Júlia Clara, e outros, demonstraram não apenas a qualidade do preparo oferecido pelo programa da instituição, mas também a dedicação e empenho em busca da excelência acadêmica.
Já o projeto O mil é Nosso, desenvolvido pela professora Lívia Soares, tem como objetivo principal aumentar as chances de aprovação de estudantes das camadas populares, visando a inclusão de jovens da periferia no ensino superior público. Com a realização de aulas online ministradas pela professora e bolsistas, além de simulados ao longo do ano letivo, o projeto obteve sucesso no Enem 2024, com 58 estudantes obtendo notas acima de 900 e 28 alunos com notas entre 800 e 880.
Através dessas iniciativas, a Ufal tem evidenciado que é possível promover qualidade na educação pública e proporcionar oportunidades para estudantes de diferentes origens alcançarem excelentes resultados acadêmicos. Tais programas demonstram que o investimento em educação de qualidade é fundamental para a construção de um futuro promissor para os jovens brasileiros.