UFAL – Progep da Ufal convoca candidatos negros para validação de autodeclaração étnico-racial em processo seletivo para professor substituto.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está convocando os candidatos selecionados no processo seletivo para professor substituto que se autodeclararam negros (pretos ou pardos) a participarem do procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial/heteroidentificação, conduzido pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Segundo o edital, o prazo para o envio de documentos/vídeos pelos candidatos se encerra nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro. A participação no procedimento é obrigatória para todos os candidatos autodeclarados negros que foram aprovados ou classificados no resultado preliminar da seleção. A validação da autodeclaração é feita em duas etapas: a primeira consiste no envio dos documentos digitais necessários, e a segunda na validação fenotípica, realizada pela banca.

É importante ressaltar que aqueles candidatos que desejam ser dispensados do procedimento de heteroidentificação podem requerer a dispensa preenchendo e assinando o requerimento disponível no edital e enviando, juntamente com a cópia digitalizada de um documento oficial com foto, para o e-mail progepufalheteroidentificacao@gmail.com até às 23h59min do dia 7 de dezembro.

O resultado preliminar dessa etapa do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 16 de dezembro. Para mais informações sobre a lista de documentos necessários e a relação dos candidatos convocados, os interessados podem acessar a página da Copeve.

Essa convocação reitera o compromisso da Ufal com a promoção da diversidade e igualdade racial, garantindo um ambiente acadêmico mais inclusivo e representativo para todos os seus membros. A universidade segue empenhada em consolidar ações afirmativas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sair da versão mobile