José Silva
17/08/2023 17h29
– Última atualização às 17h30, 17/08/2023
Em um expressivo exemplo de intercâmbio acadêmico, o professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os alunos Alice Rabello e Tiago Trindade do Novo Ensino Suplementar (NES), encontram-se em Sharon, Connecticut, EUA, pela importante oportunidade de participar do distinto SigmaCamp. O prestigioso acampamento, voltado para jovens entre 12 a 16 anos com interesses em Ciências e Matemática, charneira a participação de renomados pesquisadores e cientistas de diferentes partes do mundo.
O professor Krerley, distinto por impulsionar o desenvolvimento do Nordeste através de suas pesquisas, concedeu uma sofisticada palestra com o intrigante tema “Can Machines Think? Exploring the world of the Intelligent Chatbots and Their Impact”. Além disso, demonstrou seu amplo conhecimento em workshops focados em probabilidade, combinações, e o ensino de matemática através das olimpíadas no Brasil.
O professor repassou a atmosfera única e envolvente do SigmaCamp, cabendo os adjetivos gentil e interessada, reiterando a valiosa oportunidade de interação cultural e acadêmica. Descreveu a experiência como “uma rave da ciência”, onde ele e seus alunos do NES estão engajados em um ambiente de foco intelectual intenso, combinando com destaque cientistas e profissionais premiados de diversas áreas, estudando uma miríade de temas que vão desde biologia marinha até neurociência, além de matemática e linguística.
O professor evidenciou a importância e o orgulho de que a Universidade Federal de Alagoas esteja representada nesse evento de escala tão grandiosa. Relatou a satisfação de poder compartilhar o notável trabalho acadêmico e científico desenvolvido em Alagoas e na UFAL, além de perceber o genuíno interesse dos líderes cientistas ao redor do mundo. Encerra com a esperança de que essa possa ser a primeira de muitas futuras experiências semelhantes, desejando replicar tal magnitude de evento em Alagoas.







