UFAL – Professores de Educação Infantil participam de formação continuada em Alagoas no âmbito do Projeto Leei e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.



Na última semana, teve início o 2º seminário presencial do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei) em Alagoas, promovido pelos docentes do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal). O evento, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, reuniu 170 educadores de todos os 102 municípios do estado, no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A solenidade de abertura contou com a presença de importantes representantes do cenário educacional, como a professora Adriana Cavalcanti, coordenadora do Leei em Alagoas, e o professor Jânio Nunes, vice-coordenador do projeto. Também estavam presentes o professor Antônio Daniel Martins Ribeiro, a professora Fabiana Rocha e a professora Valéria Suely Simões Barza, todos contribuindo para a formação dos educadores.

Durante o primeiro dia do seminário, os participantes puderam desfrutar de atividades culturais e formativas. Pela manhã, as contadoras de histórias da Biblioteca Carlos Moliterno realizaram uma performance de leitura inspiradora. Além disso, uma mesa redonda discutiu a importância do brincar no desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil.

No período da tarde, foram apresentadas informações sobre o programa por parte de assessoras estaduais e docentes da Ufal. A palestra “Musicalidade na Educação Infantil”, ministrada pela professora Zilane Lima, encerrou o dia de atividades.

Ao longo dos três dias do seminário, diversas atividades estão sendo desenvolvidas em colaboração com o Ministério da Educação, universidades públicas e órgãos educacionais, com o objetivo de aprimorar as competências dos educadores na fase da alfabetização.

O Projeto Leei e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido em 2023, buscam garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do Brasil. Em Alagoas, o Leei é coordenado pelos professores da Ufal, Adriana Cavalcanti e Jânio Nunes, em parceria com outros profissionais da área educacional.

Com iniciativas como essa, a formação dos educadores de Educação Infantil é fortalecida, contribuindo para a promoção da leitura e escrita desde a infância e para o cumprimento do compromisso de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo