Na última semana, dois professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se destacaram ao liderar as Oficinas de Capacitação para o Fortalecimento e Consolidação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizadas em Brasília. O evento, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto, teve como objetivo aprimorar a gestão e o ensino no âmbito da educação a distância (EaD) e contou com a presença de coordenadores gerais e coordenadores de curso de todo o país.
O professor Fernando Pimentel, gestor da Coordenação Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, juntamente com a professora Natallya Levino, coordenadora adjunta UAB na Ufal, foram os responsáveis por conduzir as oficinas. Ambos possuem experiência significativa em educação e gestão de programas EaD, o que contribuiu para a qualidade do evento e para o sucesso das discussões e práticas compartilhadas.
Durante as oficinas, os participantes puderam vivenciar a Adaptação Interativa Orientada a Problemas (PDIA), uma abordagem de aprendizado prático que visa desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos de forma eficaz. Segundo o professor Pimentel, esse foi um passo importante para fortalecer o Sistema UAB, garantindo uma educação a distância inclusiva e de alta qualidade em todo o território nacional.
A professora Natallya Levino ressaltou a importância das oficinas como espaços de reflexão, possibilitando melhorias e a consolidação da UAB. A participação ativa dos coordenadores foi fundamental para a implementação das melhorias debatidas ao longo do evento. Além dos professores da Ufal, também estiveram presentes o professor Antonio Carlos Amorim, diretor da Educação a Distância (DED) da Capes, e a professora Edneide Bezerra, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB).
Com duas turmas contempladas em agosto e mais duas programadas para setembro, as oficinas organizadas pela DED/Capes buscam fortalecer o Sistema UAB e promover a excelência na educação a distância em todo o país. O evento foi mais um passo importante na consolidação desse sistema fundamental para o acesso à educação superior.







