UFAL – Professoras do Cedu da Ufal participam de congresso internacional em Portugal para discutir educação em espaços prisionais e EJA.



Duas professoras do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Conceição Valença e Abdízia Barros, marcaram presença no “Congresso Internacional de Educação: diálogos luso-brasileiros sobre formação ao longo e em diferentes espaços de vida (CIEd)”, realizado em Coimbra, Portugal. O convite partiu da Universidade de Coimbra, onde as docentes participaram de debates e discussões acerca da educação e formação em diferentes contextos.

Conceição Valença, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão CNPq Educação em Prisões (GPEP), destacou a importância do evento para refletir criticamente sobre os rumos da educação e da formação de jovens e adultos na sociedade contemporânea. Além disso, ressaltou a relevância de estimular diálogos sobre a formação em diferentes espaços e tempos de vida, fortalecendo as relações entre Portugal e o Brasil.

O congresso contou com a participação de diversas instituições de ensino superior e grupos de pesquisa de ambos os países, promovendo trocas de saberes e experiências entre especialistas. Durante o evento, as professoras realizaram palestras e apresentaram trabalhos sobre temas como educação em espaços prisionais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A professora Conceição Valença proferiu uma conferência dupla abordando a educação e formação em espaços prisionais, enquanto apresentou um trabalho sobre a reincidência e características socioeducacionais de apenados do sistema penitenciário de Alagoas. Já a professora Abdízia Barros discorreu sobre as experiências do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos, destacando desafios, perspectivas e possibilidades para o futuro.

Além das atividades acadêmicas, as professoras participaram de visitas técnicas em instituições educacionais de Portugal e contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos da comissão organizadora do evento. Com isso, a presença das professoras do Cedu-Ufal em Coimbra foi marcada por um intercâmbio de conhecimentos e práticas educativas, fortalecendo os laços entre as universidades brasileiras e portuguesas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo