A premiação foi concedida a um seleto grupo de 15 homenageados, escolhidos pela importância de seus trabalhos nas áreas de conservação ambiental e recursos hídricos. Além das professoras da Ufal, figuras importantes como José Geraldo Marques, ex-docente da instituição, também foram homenageados.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o secretário-executivo do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, o secretário da Semarh, Gino César, o capitão de fragata da Capitania dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, e o deputado federal Paulão. Gino César destacou a importância da preservação das águas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, ressaltando o caráter coletivo do trabalho dos homenageados.
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, também marcou presença na cerimônia e elogiou a homenagem, destacando a relevância da temática para a instituição e para a humanidade como um todo. “Três comendadores que orgulham a nossa instituição, em uma temática sensível e estratégica não apenas para o nosso estado, mas para toda a humanidade. Parabéns!”, declarou.
Maria Aliete Machado, uma das homenageadas, é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Agronomia e doutora em Química e Biotecnologia pela Ufal, onde atua como docente há 18 anos. Ela também possui experiência em trabalhos de reflorestamento e educação ambiental, colaborando com a conservação do Rio da Estiva.
A comenda Guardião das Águas reconhece o importante papel desses profissionais na preservação dos recursos hídricos e na conscientização sobre a importância da água para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Este reconhecimento destaca o compromisso e a dedicação dessas professoras em contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado.