UFAL – Professora Juliana Lima vence o Prêmio Elas na Matemática por promover a inclusão feminina na ciência e na educação matemática.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) anunciou, em uma cerimônia realizada no dia 2 de outubro na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a vencedora do primeiro Prêmio Elas na Matemática na categoria “Faz a Diferença na Matemática”. A escolhida por unanimidade pela comissão internacional foi a professora Juliana Theodoro Lima, reconhecida por seu papel de destaque na promoção da inclusão de mulheres na área de STEM.

O prêmio, fruto de uma parceria entre a SBM, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo destacar a excelência e importância da participação feminina na pesquisa científica, buscando incentivar a formação de mais mulheres cientistas e o aprimoramento da educação matemática.

A comissão julgadora ressaltou o impacto dos projetos conduzidos por Juliana Theodoro Lima, que visam a inclusão de meninas e mulheres na matemática, especialmente focando em estudantes que são mães. Além disso, destacou-se seu engajamento em iniciativas direcionadas à educação de mulheres encarceradas, evidenciando sua atuação inovadora e pioneira no campo da matemática.

Vice-diretora do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenadora de Extensão do IM, Juliana é reconhecida como a primeira mulher a ocupar uma posição de destaque na direção do instituto em 50 anos de cursos de Matemática na Ufal. Sua trajetória acadêmica inclui passagens por instituições renomadas no Brasil e no exterior, com pesquisas na área de Topologia Algébrica, Teoria de Tranças e Enlaçamentos de Intervalos em Superfícies, entre outras.

Além de seu trabalho na academia, Juliana também se destaca por seu engajamento em projetos de igualdade de gênero, incentivando a participação feminina na ciência e promovendo a inclusão de mulheres em áreas como STEM. Seu projeto “Ciências por Trás das Grades”, voltado para mulheres privadas de liberdade em um presídio de Maceió, exemplifica seu compromisso com a educação e empoderamento feminino.

O Prêmio Elas na Matemática também homenageou outras cientistas em duas categorias: Cientista Destaque de Matemática do Brasil, destinado a pesquisadoras com carreira consolidada, e Jovem Cientista Destaque de Matemática do Brasil, voltado a pesquisadoras em início ou meio de carreira. Cada vencedora recebeu um prêmio no valor de R$ 10.000,00, além de diploma e placa comemorativa, em reconhecimento às suas contribuições para a matemática no Brasil e no mundo.

Sair da versão mobile