UFAL – Professora japonesa visita escola de enfermagem da Ufal para troca de experiências sobre cuidados com idosos, visando pesquisa multidisciplinar.

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Eenf/Ufal) teve a honra de receber a visita da renomada professora Tamaki Watarai, da Universidade da Província de Aichi, no Japão, no último dia 17. A ilustre docente veio até Maceió para coletar dados para sua pesquisa e aproveitou a oportunidade para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela instituição voltados para a população idosa.

O encontro entre a professora Tamaki e a coordenadora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI-Ufal), professora Elizabeth Souza, resultou em uma troca enriquecedora de experiências científicas. Tamaki está realizando um estudo sobre cuidadores de pessoas idosas, com coletas de dados em São Paulo e Maceió, buscando analisar as diferentes percepções de cuidadores e familiares.

Foi por meio das redes sociais que Tamaki descobriu o GPMI e manifestou interesse em conhecer de perto os pesquisadores da Ufal envolvidos com essa temática. O grupo realiza um trabalho multidisciplinar com idosos e, durante a visita, os pesquisadores tiveram a oportunidade de apresentar à professora japonesa as atividades desenvolvidas na área.

Além da professora Elizabeth e dos membros do GPMI, estiveram presentes na recepção a professora Socorro Dantas, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); e a professora Sandra Cavalcanti, da Faculdade de Medicina (Famed), responsável pelo curso de especialização em Geriatria e Gerontologia. Ambas participaram ativamente do Primeiro Diagnóstico Alagoano de Qualidade de Vida da Pessoa Idosa.

Durante sua estadia, Tamaki expressou sua admiração pelo trabalho desenvolvido na Ufal e pela determinação da professora Elizabeth em transformar a instituição em uma verdadeira Universidade Amiga da Pessoa Idosa. A docente japonesa também teve a oportunidade de assistir a uma aula ministrada por Elizabeth sobre a Rede de Atenção a Pessoas Idosas, ficando encantada com a participação dos estudantes e com a qualidade da didática apresentada.

A professora Elizabeth revelou que ambos pretendem dar continuidade à parceria, com planos de desenvolver pesquisas em colaboração entre o Brasil e o Japão. A visita de Tamaki Watarai foi sem dúvida um marco na trajetória de pesquisas e estudos sobre a população idosa na Ufal, fortalecendo a missão da instituição de promover o bem-estar e a qualidade de vida dessa parcela da sociedade.

Sair da versão mobile