O evento ocorreu nos dias 5 e 6 deste mês, em Brasília, e teve como objetivo principal a apresentação dos planos estratégicos dos estados para o próximo biênio do PSE (2025-2026), promovido pelos Ministérios da Educação e Saúde, em colaboração com a equipe do Projeto Fortalece PSE. Para o professor, representar sua universidade em um programa tão relevante para a saúde dos estudantes brasileiros é uma satisfação, honra e privilégio.
Com 16 anos de experiência na Ufal e doutorado em Ciência do Desporto e Educação Física, o professor Leonardo coordena o Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps) e ministra disciplinas relacionadas à promoção da saúde. Destaque para o lançamento do livro “Escola e Promoção da Saúde: Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência” pelo Grupo de Pesquisa do Lacaps durante a última Bienal da Ufal, em 2023.
O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 com o objetivo de promover a saúde e a educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. A intersetorialidade entre as redes de saúde e educação, juntamente com outras redes sociais, busca oferecer serviços em um mesmo território, fortalecendo a cidadania e a qualidade das políticas públicas no Brasil. Leonardo destaca a importância da integração entre escola e atenção primária para o desenvolvimento do programa e a promoção da saúde da população brasileira.