Em entrevista, o professor destacou a produtividade da viagem e a oportunidade de entender um pouco mais sobre a matemática nessas regiões. Além disso, ele discutiu possíveis colaborações futuras entre as universidades visitadas e a Ufal, especialmente em relação ao treinamento olímpico de matemática, uma área ainda pouco explorada nesses países.
Além do curso na LUMS, em parceria com o International Center of Theoretical Physics (ICTP), da Itália, Krerley também foi homenageado e realizou palestras em escolas de destaque no Paquistão, como o Aitchison College e o SundharSTEM.
Durante sua passagem por Abu Dhabi, o docente apresentou suas pesquisas sobre o papel da Inteligência Artificial e da matemática na inovação em diversos setores. Ele compartilhou a experiência bem-sucedida da Ufal com o Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (LED), destacando avanços recentes em Processamento de Linguagem Natural (PNL) e Visão Computacional (CV) aplicados em desafios nos setores público e privado.
O LED é um grupo de pesquisa da Ufal, formado por professores, alunos de graduação e ensino médio, vinculado ao Centro de Matemática Aplicada e Computacional (Cpmat/Ufal). O laboratório mantém parcerias com importantes instituições de pesquisa no Brasil, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), ampliando assim a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos na área da matemática.
Essa experiência enriquecedora do professor Krerley Oliveira demonstra o potencial da Ufal em contribuir não apenas para o desenvolvimento acadêmico local, mas também para a disseminação do conhecimento matemático em âmbito internacional, estabelecendo parcerias e promovendo a inovação em diversas áreas de atuação.