UFAL – Professor da Ufal é eleito membro da Diretoria do CIPL, a mais antiga associação de linguística do mundo, representando a América Latina.

O professor Miguel Oliveira Jr, da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tornou-se o único representante da América Latina no Comité International Permanent des Linguistes (CIPL), uma prestigiosa associação de linguística fundada em 1928 na Holanda. Com um mandato de cinco anos, o professor foi eleito membro da Diretoria do CIPL, tornando-se parte de uma organização renomada que desempenhou um papel fundamental na internacionalização da linguística como ciência ao longo de quase um século.

O CIPL é responsável por promover o conhecimento linguístico, incentivar a colaboração entre pesquisadores e apoiar projetos como a preservação de línguas ameaçadas em parceria com a Unesco. A presença do professor Miguel assegura que as questões específicas das línguas e culturas da América Latina sejam consideradas e priorizadas, incluindo a diversidade linguística, revitalização de línguas indígenas e integração entre linguística e antropologia.

A eleição do professor Oliveira para a Diretoria do CIPL ocorreu durante o último Congresso Internacional de Linguistas, na Polônia, onde a Assembleia Geral, composta por representantes de organizações membros, votou pelos novos integrantes da direção. O papel do professor Miguel e dos demais membros envolve a organização de eventos internacionais e a publicação da Bibliografia Linguística, que visa reunir todas as publicações linguísticas, independente do país de origem.

Além de suas realizações acadêmicas, o professor Miguel atua como coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura na Ufal, sendo reconhecido por sua pesquisa em áreas como prosódia, fonética experimental e documentação linguística. Sua participação no CIPL amplia a presença internacional da pesquisa linguística brasileira e promove a inclusão de comunidades linguísticas sub-representadas.

A Ufal celebra a eleição de seu representante no CIPL, destacando o importante reconhecimento do trabalho realizado pelo docente e ressaltando a relevância de sua contribuição para a linguística nacional e internacional. A presença do professor Miguel Oliveira Jr. na Diretoria do CIPL representa um marco para a pesquisa em linguística no Brasil e na América Latina, fortalecendo laços internacionais e influenciando políticas globais no campo da linguística.

Sair da versão mobile