UFAL – Proest da UFAL divulga lista de 350 estudantes convocados para programas de assistência estudantil; saiba como consultar e quais procedimentos realizar.

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou, no último dia 7 de fevereiro, a relação dos 350 estudantes convocados para os programas de assistência estudantil, tais como Bolsa Pró-Graduando, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Creche e Residência Universitária.

Os alunos convocados devem acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) para assinar a Declaração de Bolsista e informar os dados bancários necessários. Apenas após essa etapa é que poderão ser contemplados com os auxílios financeiros disponibilizados pela Proest. Para mais detalhes sobre como realizar esses procedimentos, os estudantes podem consultar o Guia para Beneficiários dos auxílios financeiros, disponível no site da Ufal.

A convocação considerou o resultado dos editais 01/2023, 07/2023 e 01/2024 referentes aos Cadastros Socioeconômicos dos semestres 2022.2, 2023.1 e 2023.2, respeitando os Índices de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) vigentes na data da convocação. Com a documentação em ordem e todos os procedimentos realizados, a expectativa é de que os recursos sejam liberados já no mês de março, sendo incluídos na folha de pagamento de fevereiro.

Para os alunos selecionados para a Residência Universitária, ainda é necessária a participação na programação de acolhimento, cujo convite será enviado por e-mail. Além disso, é fundamental assinar o Termo de Compromisso e seguir as orientações para ingresso na Residência. Caso o estudante seja convocado tanto para a Residência Universitária quanto para o Auxílio Moradia, será preciso optar por um dos programas.

É importante ressaltar a importância desses auxílios para garantir a permanência e o bom desempenho acadêmico dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Ufal. A assistência estudantil é um instrumento fundamental para promover a igualdade de oportunidades no ensino superior e contribuir para a formação de profissionais qualificados e engajados com a sociedade.

Sair da versão mobile