Uma das mudanças mais significativas está relacionada ao acúmulo de auxílios. Agora, os estudantes estão autorizados a receber bolsas de forma cumulativa, seja entre si ou combinadas com outros auxílios ou bolsas de programas oficiais, como PIBIC, PIBIT, Bolsa de Extensão, PET, Monitoria, Esporte na Ufal, entre outros. O critério para essa acumulação está atrelado à disponibilidade orçamentária e financeira, bem como ao regulamento dos demais programas, sendo estabelecido um teto de R$ 1.400,00 para esse acúmulo.
Essa atualização foi implementada com o intuito de adequar os critérios de acompanhamento do desempenho acadêmico à nova estrutura do Regimento Acadêmico da Ufal e à implantação do Sigaa como sistema de gestão acadêmica, substituindo o antigo SieWeb. Além disso, a Proest visa agora possibilitar o acúmulo das bolsas de assistência estudantil com as bolsas de Mérito Acadêmico, ampliando as oportunidades de apoio financeiro aos estudantes que se destacam não apenas pelo seu desempenho socioeconômico, mas também acadêmico.
Essa atualização representa um avanço significativo nas políticas de assistência estudantil da Ufal, demonstrando o comprometimento da instituição em promover a inclusão e o apoio aos estudantes em vulnerabilidade. Para conferir a IN atualizada na íntegra, acesse o link disponibilizado no site da universidade.