O professor Alexandre Lima, pró-reitor de Assistência Estudantil da Ufal e coordenador da Regional Nordeste do Fonaprace, destacou a importância das discussões realizadas durante o encontro, que incluíram grupos de trabalho e mesas-redondas. Um dos pontos debatidos foi a regulamentação, financiamento e implementação da Política de Assistência Estudantil, tema abordado na palestra ministrada pelo professor Leonardo Barbosa e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UnB).
Além disso, foram apresentadas as conclusões da 5ª Pesquisa do Fonaprace, com palestras de profissionais renomados na área, como Olívia Chaves de Oliveira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), e Letícia Bartholo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Outro destaque do evento foi a palestra da professora Lucelia Cardoso Cavalcante, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sobre o Programa Incluir e políticas de acessibilidade para a permanência estudantil.
Os participantes também se envolveram em grupos de trabalho que abordaram temas como análise socioeconômica, políticas de inclusão e diversidade, gestão de recursos, e políticas de gênero e sexualidade nas Ifes. O evento, organizado pela Proest da Ufal, teve o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e contou com a presença de diversos profissionais e estudantes interessados no aprimoramento da assistência estudantil.
Para mais informações sobre o evento, acesse o vídeo disponível no link: [https://www.youtube.com/watch?v=qf6pBmlULfs].