Um exemplo inspirador é o de Aline Santos, que atua como segurança na reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) há seis anos. Mesmo sem ter cursado uma graduação, Aline decidiu se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar ingressar em um curso de nível superior. Após quatro tentativas frustradas, Aline finalmente recebeu a notícia tão aguardada: foi aprovada para cursar Geografia – bacharelado/noturno, com início das aulas previsto para janeiro de 2025.
A emoção de Aline ao ser aprovada foi contagiante e motivo de celebração entre seus colegas de trabalho. Apesar da discrição que costumava manter no ambiente laboral, a notícia da sua conquista foi motivo de alegria para todos. A estudante compartilhou sua felicidade e declarou: “É um sonho realizado. Não vejo a hora de começarem as aulas e tenho muitos planos para o futuro”.
A história de Aline Santos é um exemplo inspirador de perseverança e determinação, mostrando que é possível conquistar os sonhos, mesmo diante dos desafios enfrentados. Sua jornada rumo à realização do ensino superior é um lembrete do poder transformador da educação e do impacto positivo que a oportunidade de estudar pode ter na vida de um indivíduo.