Para concorrer ao prêmio, serão consideradas obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, sendo necessário que sejam inéditas, ou seja, nunca tenham sido publicadas em qualquer formato anteriormente. Além disso, os títulos devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, respeitando as exigências legais.
As inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico estarão abertas até as 18h do dia 20 de março de 2025 e podem ser feitas através do site oficial da premiação. A premiação está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias, e Prêmios Especiais, que neste ano incorpora a categoria de Tradução, juntamente com Ilustração e Divulgação Científica, totalizando 30 categorias.
Uma outra novidade desta edição é que cada obra só poderá ser inscrita em uma categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico, com exceção da categoria Ilustração, que aceita a inscrição de títulos participantes em qualquer outra das duas divisões. Os autores premiados terão direito a uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil, enquanto as editoras das obras vencedoras receberão uma estatueta do Jabuti.
O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, destacou a importância do Prêmio Jabuti Acadêmico como uma valorização das obras acadêmicas, técnicas e profissionais, evidenciando a qualidade da produção científica brasileira. No ano anterior, foram inscritas 1.953 obras, demonstrando o crescimento e reconhecimento da premiação.
A premiação conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pelo segundo ano consecutivo. As categorias contempladas pelo eixo Ciência e Cultura abrangem diversas áreas, como medicina, história, comunicação, direito, artes, letras, matemática, entre outras, totalizando 27 categorias. Já o eixo Prêmios Especiais inclui as categorias de Divulgação Científica, Ilustração e a novidade desta edição, Tradução.
Para mais informações e para realizar as inscrições, os interessados podem acessar o site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico. Certamente, a segunda edição do prêmio promete reconhecer e celebrar a excelência acadêmica do país.