Entre os recém-empossados, vários vieram de outros estados, mas também houve a convocação de egressos da própria Ufal, que manifestaram a alegria de retornar à instituição onde se formaram e fizeram pós-graduação. Os novos servidores irão preencher cargos nos quatro campi e no Hospital Universitário (HU) da Ufal.
A emoção tomou conta do ambiente, como no caso de Marina Lins, que se formou em 2009 e, após trabalhar na iniciativa privada, decidiu voltar para a Ufal. “Foi uma grande surpresa a aprovação, porque quando fiz as provas, estava no final da gestação do meu filho. Hoje venho comemorar essa conquista com a minha família”, relatou a servidora, que exercerá as funções de administradora da Unidade de Viçosa.
Outra posse marcante foi a de Ana Paula Santana, que assumiu como docente do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), vindo de Minas Gerais. Mesmo sem poder contar com a presença da família, a servidora expressou sua gratidão aos que a influenciaram positivamente em sua jornada acadêmica.
O momento mais emocionante, no entanto, ocorreu quando o professor Cícero Calazans, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), entregou o termo de posse para sua filha, Leila Calazans, no cargo de médica clínica do HU. “É indescritível a emoção de dar posse à minha filha. É uma continuidade da nossa família nesta comunidade universitária”, declarou o professor, enquanto a filha expressou sua gratidão e emoção por crescer e se formar na Ufal.
O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, fizeram questão de participar e cumprimentar os novos servidores, ressaltando a importância socioeconômica da Ufal para o estado de Alagoas. O reitor também destacou a diversidade e representatividade da instituição, graças às políticas afirmativas implementadas.
A posse dos novos servidores representa um marco na história da Ufal, garantindo a continuidade do compromisso com a qualidade e excelência no ensino e na pesquisa, e reforça a importância da instituição para o desenvolvimento do estado de Alagoas. A chegada desses novos profissionais certamente contribuirá para a continuidade dessa missão acadêmica e social.