UFAL – Pesquisadores da Ufal participarão de debate sobre PDUI RMM para discutir desenvolvimento econômico e social na região metropolitana de Maceió.



Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão participar da segunda edição do Debate de Interesse Metropolitano (DIM) do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió (PDUI RMM). O evento será coordenado pela professora Regina Dulce Lins, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e está marcado para acontecer na próxima segunda-feira, dia 29 de março, das 10h às 12h, em uma sala de reuniões virtual.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo link https://meet.google.com/ept-uzyz-ncm, e posteriormente o vídeo estará disponível no canal do PDUI RMM no Youtube.

Os convidados para participar do debate são os professores Cícero Péricles, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que irá falar sobre a Dinâmica produtiva e estímulos à Economia da Região Metropolitana de Maceió; Lindemberg Medeiros, da FAU, que irá discorrer sobre A expansão do turismo e as questões econômicas, sociais e ambientais na Região Metropolitana de Maceió; e Leonardo Leal, do Campus Arapiraca, que abordará o tema O Banco Laguna e a utilização de moedas sociais no âmbito metropolitano.

O objetivo do debate é recortar questões que integrem as temáticas associadas ao território metropolitano sob a perspectiva desses três especialistas. Cada um terá de 25 a 30 minutos para sua exposição, seguida de debate aberto aos três participantes.

A importância da discussão sobre desenvolvimento socioeconômico é ressaltada, considerando que as dinâmicas relacionadas à estrutura produtiva, ao emprego e à renda devem ser pensadas em escala metropolitana, devido ao inter-relacionamento entre os lugares de moradia, trabalho e estudo. O Debate de Interesse Metropolitano busca abordar esses temas com base em um novo arranjo territorial integrado, o metropolitano, que reúne 13 municípios da região.

A primeira edição do DIM também contou com a participação de pesquisadores da Ufal, e pode ser vista neste link. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió tem como objetivo criar políticas públicas para promover qualidade de vida e melhorar as condições territoriais dos 13 municípios que compõem o entorno da capital alagoana. Coordenado pela professora Regina Dulce Lins, o PDUI vem sendo elaborado desde setembro de 2022 e já contou com outros eventos para maior conhecimento do grande público, como o Seminário Nacional Governança Metropolitana, realizado em julho do ano passado.

Para mais detalhes sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió, acesse este link.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo