UFAL – Pesquisador da Ufal destaca avanços em microfluídica e acústica física na medicina em entrevista exclusiva para a Rádio Ufal



O programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, promete uma entrevista reveladora na próxima segunda-feira (24) às 11h, com o renomado professor Glauber Tomaz, do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tomaz irá compartilhar detalhes sobre sua trajetória acadêmica e os importantes impactos de suas pesquisas em microfluídica e acústica física na medicina.

Com uma carreira acadêmica brilhante, o professor Glauber Tomaz possui formação em Física, com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutorado em Ciências da Computação pela mesma instituição. Além disso, ele acumula experiência internacional, incluindo um pós-doutorado na prestigiosa Mayo Clinic, o maior centro privado de pesquisa em medicina integrada do mundo, e pesquisas em dinâmica de fluidos no renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro.

Atualmente, Tomaz atua como professor associado do Departamento de Física da Ufal e é o coordenador do Grupo de Acústica Física e Microfluídica (GAFM). Seu trabalho inovador o destacou entre os pesquisadores mais citados mundialmente, conforme levantamento realizado pela Universidade de Stanford e pela editora Elsevier.

Durante a entrevista, o professor explicará de forma acessível o que são microfluídica e física acústica, destacando os impactos dessas áreas no cotidiano das pessoas. Além disso, ele abordará os avanços mais recentes e como a população pode se beneficiar dessas pesquisas, inclusive com a aplicação de tecnologia de ponta no tratamento do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro tema relevante a ser discutido será a participação dos estudantes da Ufal em pesquisas desse tipo e como podem contribuir para inovações futuras. Tomaz ressaltará a importância do intercâmbio internacional em pesquisa, enfatizando também o retorno dos pesquisadores para fortalecer a produção de conhecimento científico nas universidades públicas do Brasil. Não perca essa oportunidade de se aprofundar em ciência, tecnologia e inovação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo