UFAL – Pesquisador brasileiro é o único selecionado pelo Google Academic Research Awards 2024 para desenvolver ferramenta de IA para correção de redações na educação básica.

O Brasil marcou presença no Google Academic Research Awards 2024 com a seleção de apenas um pesquisador para o programa de financiamento de estudos em tecnologia e computação com impacto social. Rafael Ferreira Melo, pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi o representante brasileiro escolhido para aprimorar uma ferramenta de inteligência artificial e correção de redações na educação básica.

Dentre os 95 pesquisadores selecionados em todo o mundo, a maioria é de universidades dos Estados Unidos e Europa. Rafael, natural de Alagoas e formado pela Ufal, atualmente leciona na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Cesar School. O reconhecimento do trabalho de Rafael veio após uma análise rigorosa realizada por equipes de engenheiros e pesquisadores do Google.

O estudo de Rafael foi enquadrado na categoria de pesquisas que buscam utilizar a inteligência artificial para tornar a educação mais equitativa, acessível e eficaz. Com o título “Using LLM and AIED Unplugged to Support the Teaching at the Right Level Program in Brazil”, o pesquisador demonstra seu comprometimento em melhorar a educação no país e contribuir para políticas públicas mais eficientes nessa área.

O financiamento obtido será direcionado para aprimorar a ferramenta de correção de redações desenvolvida no Nees, utilizando modelos de IA mais atualizados. O APA, Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem, é um aplicativo criado pelo Nees que utiliza inteligência artificial para melhorar as habilidades de escrita dos estudantes do ensino fundamental. Já aplicado em mais de oito mil escolas no Brasil, o projeto alcançou cerca de 160 mil alunos, proporcionando feedback personalizado aos professores e alunos de forma acessível e eficaz.

É evidente o impacto positivo que a pesquisa de Rafael Ferreira Melo pode ter na educação brasileira, demonstrando o potencial das tecnologias de IA para promover a equidade e a eficácia no ensino. Com o reconhecimento internacional, o Brasil reafirma seu papel de destaque no cenário da pesquisa em tecnologia e computação com impacto social.

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