Com uma sólida formação acadêmica, incluindo graduação em Engenharia Cartográfica, mestrado e doutorado em Engenharia Civil, e pós-doutorado em Engenharia dos Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o pesquisador realizou um levantamento minucioso dos preços de apartamentos em áreas como Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Cruz das Almas.
A pesquisa se baseia em métodos comparativos, utilizando dados de mercado e contando com o suporte de modelos econométricos espaciais e ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Marisco coletou informações sobre imóveis junto a imobiliárias e plataformas online, georreferenciando os dados ao sistema UTM e analisando-os com o auxílio dos softwares QGis, GeoDa e GeoDaSpace.
Segundo o professor, os resultados alcançados demonstram a eficácia do modelo de Defasagem Espacial (SAR) com estimadores por Variáveis Instrumentais (VI) em dois estágios espacialmente generalizados (S2SLS + MGM/HAC) para eliminar os efeitos da autocorrelação espacial dos resíduos, presentes no modelo clássico de regressão linear.
Os resultados da pesquisa foram apresentados no prestigioso 38º Congresso Panamericano de Avaliação, realizado em Puerto Varas, Chile, onde o artigo submetido por Marisco foi premiado na categoria “Herramientas o soluciones valuatorias”.
Nelson Marisco ressalta a importância desse estudo para fortalecer as pesquisas do Igdema/Ufal relacionadas ao Planejamento Urbano e Gestão Territorial, contribuindo para os Grupos de Pesquisa Geovisualização e Dinâmica Urbano Planejamento e Gestão e disseminando conhecimento sobre a valoração da terra e seu uso e ocupação.
Com uma abordagem inovadora e utilizando ferramentas avançadas de análise, o trabalho de Nelson Marisco representa um avanço significativo no entendimento do processo de valorização imobiliária nos bairros litorâneos de Maceió, trazendo contribuições valiosas para o campo da Geografia e do Planejamento Urbano.