Segundo Lídia Ramires, as relações entre a Ufal e a Universidade de Toulouse tiveram início em 2015, quando ela realizou um estágio na instituição francesa e posteriormente um pós-doutorado. Outros professores da Ufal também seguiram para Toulouse para pós-graduação, fortalecendo o diálogo entre as universidades. Agora, a proposta é formalizar um convênio abrangendo diversas áreas do conhecimento.
O Colóquio Internacional, intitulado “Repensar a América Latina”, tem como objetivo promover reflexões sob uma perspectiva decolonial, buscando diversificar a produção de conhecimento como uma alternativa à predominância eurocêntrica na pesquisa científica. A edição deste ano acontecerá de 12 a 14 de fevereiro na Universidade de Toulouse, em um formato híbrido, e celebrará os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
É importante ressaltar que o evento ocorrerá em um momento significativo para o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Ufal, que comemora 35 anos de funcionamento. A professora Lídia Ramires destaca a relevância desse encontro para estabelecer laços bilaterais na educação e ciência.
Não perca o programa Ufal e Sociedade na Rádio Ufal para mais informações sobre a participação da Ufal no Colóquio Internacional e os desdobramentos dessa parceria com a Universidade de Toulouse. Acompanhe e compartilhe essa importante iniciativa de internacionalização acadêmica.