A oficina é ministrada pela agente cultural e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema), Thaís Dandara, e faz parte da disciplina ACE 5, coordenada pelo professor Avelar Araújo. A proposta é proporcionar aos participantes a vivência da diversidade cultural afro-brasileira por meio dos movimentos e místicas da dança.
Thaís destaca que a oficina é uma experiência única, com o objetivo principal de compartilhar experiências e vivências da dança afro, além de discutir e valorizar a diversidade cultural afro-brasileira. A intenção é fazer com que os participantes se aproximem e se apropriem de sua cultura afro-alagoana, enriquecendo seu conhecimento e conexão com suas raízes.
Para obter mais informações sobre a oficina, os interessados podem acessar o perfil de Thaís Dandara no Instagram, através do @dandarathaty. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento.
A iniciativa do curso de Geografia da Ufal demonstra o compromisso da instituição com a promoção da cultura afro-brasileira e a valorização das ancestraldades e movimentos de resistência. A oficina de dança afro é uma oportunidade de aprender, vivenciar e se conectar com as tradições e expressões culturais que formam a identidade do povo afrodescendente.