UFAL – O Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas comemora 61 anos de regulamentação profissional.

O Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá realizar nesta quinta-feira (31) um evento especial para comemorar os 61 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O evento, intitulado “Caminho das Psicologias: caminhos, territórios e horizontes”, será realizado no auditório do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), localizado no Campus A.C. Simões.

A programação do evento inclui uma mesa redonda, que contará com a participação da psicóloga Liliana de Sena Lúcio, conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia, subsede de Arapiraca (CRP-15), do psicólogo e professor Leogildo Alves Freires, diretor do IP, de Kyssia Marcele Calheiros Santos, doutoranda em Psicologia Clínica pela Ufal, e de Jefferson Souza Bernardes, professor do IP e representante do Conselho Federal de Psicologia. Além dos debatedores, também se apresentarão no evento o poeta Guilherme Alves e a banda Ato Falho. O evento é aberto ao público e gratuito.

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto. A profissão foi estabelecida pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, no governo de João Goulart. Os psicólogos são responsáveis por analisar o comportamento e pensamentos das pessoas, além de realizar diagnóstico e prevenção de transtornos emocionais e de personalidade, bem como tratar problemas de inadaptação ao meio social e questões emocionais em geral.

O curso de Psicologia existe na Ufal desde 1993 e sua criação foi feita em consonância com as discussões e reflexões que os psicólogos têm feito nacionalmente. As diretrizes para o curso foram apontadas na Carta de Serra Negra, elaborada no Encontro Nacional com gestores de cursos de Psicologia e Conselho Federal de Psicologia, em 1992 na cidade de Serra Negra, em São Paulo.

Comemorar os 61 anos de regulamentação da profissão é uma forma de reconhecer a importância da psicologia para a sociedade e valorizar o trabalho desses profissionais que dedicam suas vidas a ajudar pessoas a lidarem com seus problemas emocionais. O evento promovido pelo IP da Ufal promete ser uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências, além de valorizar a cultura local com apresentações artísticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo