O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, reconhece a importância do Nees e destaca o trabalho realizado pelo núcleo. Segundo Tonholo, o projeto do Nees começou no Instituto de Computação e hoje se espalha por todas as unidades acadêmicas da universidade. São mais de 600 pessoas envolvidas, entre técnicos, docentes, estudantes e parceiros de outros estados e países. O reitor ressalta que o trabalho do núcleo envolve a produção de tecnologia, a oferta de educação, a introdução de inovações em nosso cotidiano e a contribuição acadêmica.
O Nees é composto por uma equipe de 165 pesquisadores e professores de diversas disciplinas, tanto de universidades brasileiras quanto estrangeiras. Mais de cem desses pesquisadores possuem doutorado e um terço da equipe atua em programas de pós-graduação. Essa formação multidisciplinar dos pesquisadores é um dos pontos fortes do Nees, pois possibilita a execução de projetos em qualquer parte do Brasil ou do exterior.
Além disso, o Nees também desempenha um papel importante na formação profissional de estudantes de graduação e pós-graduação. São 343 universitários que trabalham como bolsistas nos projetos do núcleo, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que visam melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica no país, bem como fortalecer as práticas pedagógicas dos docentes das escolas públicas.
Quando foi criado, em 2011, o objetivo inicial do Nees era levar os resultados das pesquisas realizadas na universidade para a sociedade. Por isso, os fundadores optaram pelo empreendedorismo social e a sigla Nees significava Núcleo de Excelência em Empreendedorismo Social. No entanto, com o tempo, o núcleo percebeu a importância de ampliar sua atuação e passou a focar na equidade educacional para a transformação social, mantendo a pesquisa científica como base para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área educacional. Todos os projetos do Nees são baseados em evidências.
Com esse novo olhar, o núcleo decidiu mudar seu nome para Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. A meta do Nees até 2030 é se tornar uma referência nacional em transformação digital na educação.







