A partir da próxima segunda-feira, 9 de dezembro, até 19 de janeiro, as orientações contidas na nova IN serão aplicadas aos órgãos de apoio, Unidades Acadêmicas e campi fora de sede da Ufal. O horário de funcionamento da instituição durante os recessos acadêmicos aprovados pelo Consuni e o recesso de fim de ano, estabelecido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), será reduzido, passando das 8h às 17h para das 8h às 16h, visando a economia de energia.
Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, esclareceu que as demais orientações da IN Conjunta n° 6/2024 permanecem inalteradas, e que a adoção do novo horário não é obrigatória, mas preferencialmente deverá ser seguida. As chefias imediatas serão responsáveis por definir as escalas de trabalho durante o recesso de fim de ano, garantindo a manutenção dos serviços e a compensação da carga horária entre outubro de 2024 e maio de 2025, de acordo com a modalidade de trabalho de cada servidor.
É importante ressaltar que a Instrução Normativa não se aplica aos servidores e empregados públicos que atuam nas áreas de segurança, saúde ou em atividades essenciais da Ufal e do Hospital Universitário. Assim, a Ufal busca se adequar e garantir o bom funcionamento da instituição durante o período de recesso acadêmico e de fim de ano.