UFAL – Mutirão do Projeto “Ebserh em Ação” no HU da UFAL atende 257 pacientes com suspeita de câncer de pele.



O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu um mutirão de atendimentos como parte do projeto “Ebserh em Ação”. Durante a ação, foram realizados 257 atendimentos com especialistas, com o objetivo de proporcionar diagnósticos precoces, esclarecimentos e orientações sobre os cuidados para a prevenção do câncer de pele.

O mutirão ocorreu das 9h às 15h no ambulatório do hospital, e contou com a triagem de 71 pessoas com diagnóstico clínico de câncer de pele, as quais foram agendadas para consulta e acompanhamento posterior. A iniciativa reuniu 16 médicos voluntários, estudantes de medicina e a equipe técnico-administrativa do hospital.

A ação foi organizada em alusão à campanha nacional Dezembro Laranja, sendo apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Ebserh. O mutirão faz parte do projeto “Ebserh em Ação”, o qual visa atender pacientes com suspeita de câncer de pele em todo o país, garantindo tratamento e ampliando o acesso a serviços especializados, de forma a reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o dermatologista Everson Leite, o mutirão foi bem-sucedido para todos os envolvidos, permitindo que os pacientes triados com suspeita da doença recebam os devidos cuidados. Além disso, a ação proporcionou oportunidades de atuação aos residentes em medicina, contribuindo para a formação profissional.

Com essa iniciativa, já são 271 pacientes beneficiados pelos mutirões do Ebserh em Ação no HU, que também realiza mutirões em outras áreas. Recentemente, no sábado anterior, foram realizadas cirurgias gerais, como hernioplastias e colecistectomias em pacientes do SUS, com a participação de residentes em cirurgia geral e anestesiologia.

O HU-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014, sendo uma das 45 hospitais universitários federais administrados pela Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação. Essa rede apoia e impulsiona as atividades dos hospitais universitários por meio de uma gestão de excelência, contribuindo para o atendimento do SUS, formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisa e inovação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo