UFAL – Mutirão de prevenção ao câncer de pele acontece no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes neste sábado como parte do Dezembro Laranja.

No último sábado (7), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão de prevenção ao câncer de pele como parte da campanha nacional Dezembro Laranja.

O evento, que faz parte da iniciativa “Ebserh em Ação”, aconteceu no ambulatório 1 do hospital, das 9h às 15h, e foi aberto à população que apresentasse lesões suspeitas de câncer de pele. Durante o mutirão, os participantes tiveram a oportunidade de receber avaliações com especialistas e orientações sobre cuidados preventivos.

O dermatologista do HU, Everson Leite, ressaltou a importância da ação, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da exposição inadequada ao sol e identificar casos suspeitos da doença, que é a forma mais comum de câncer no Brasil. Além disso, os pacientes triados no hospital com suspeita de câncer de pele foram agendados para acompanhamento e tratamento adequado.

O câncer de pele representa cerca de 30% dos diagnósticos oncológicos no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Este tipo de câncer é mais comum em indivíduos acima de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Os sintomas incluem o surgimento de manchas, pintas que mudam de características e feridas que não cicatrizam.

Durante o mutirão, os participantes receberam informações detalhadas sobre os tipos mais comuns de câncer de pele, como o melanoma, menos comum, porém mais agressivo, e o não melanoma, mais frequente e com maior taxa de cura. É fundamental que qualquer sintoma suspeito seja investigado e tratado precocemente, aumentando as chances de cura.

A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele e da consulta regular ao dermatologista. Com mais de 100 postos de atendimento e milhares de médicos dermatologistas envolvidos, a campanha tem como objetivo educar e informar a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde da pele em dia.

Sair da versão mobile