UFAL – Museu Théo Brandão da UFAL celebra 50 anos de carnaval com cortejo e exposição gratuita para toda a população.



O Museu Théo Brandão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia as comemorações de carnaval nesta sexta-feira (14) com dois eventos culturais gratuitos que prometem agitar a cidade. O cortejo Brincantes, Confetes e Serpentinas no Cinquentenário do Museu Théo Brandão e a exposição 50 Anos de Frevo no Théo Brandão marcam o início das festividades em celebração aos 50 anos desta instituição que tem sido fundamental na preservação da cultura alagoana ao longo das décadas.

O cortejo terá início na Rua Sá e Albuquerque, próximo ao posto, a partir das 18h, seguindo em direção ao Arquivo Público de Alagoas. Em parceria com o bloco Filhinhos da Mamãe, o cortejo incluirá paradas em três estações do bairro Jaraguá, proporcionando aos participantes uma experiência única de folia nas ruas da cidade. Durante o percurso, será possível apreciar as máscaras dos bobos de Tatuamunha e dos bois de Carnaval, enriquecendo ainda mais a experiência carnavalesca.

A exposição, que também faz parte das comemorações, será aberta no mesmo dia e irá retratar a história do carnaval alagoano, exibindo peças de celebrações passadas e registrando momentos marcantes vividos no Museu Théo Brandão. A abertura da exposição, realizada em parceria com o Iphan, está marcada para as 20h no Arquivo Público e ficará em exibição até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita para o público.

Para Hildênia Oliveira, diretora do MTB e curadora da exposição, comemorar meio século de carnaval no Museu Théo Brandão é mais do que celebrar a folia, é reconhecer a resistência e a reinvenção da cultura que encanta gerações de foliões ano após ano. A programação especial destes 50 anos promete emocionar e encantar o público, relembrando a importância do Museu Théo Brandão na preservação do carnaval alagoano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo