UFAL – Mostra “Balé com Piano” da ETA/Ufal comprova que é possível aprender balé na idade adulta e já planeja novos espetáculos em 2025.

Os desafios e conquistas do balé adulto

A possibilidade de aprender balé na vida adulta é algo que muitas pessoas acham impossível, mas a turma de extensão coordenada pela professora Ana Clara Santos, da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), veio para provar que não há idade limite para se dedicar à dança. A mostra “Balé com Piano”, apresentada durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), foi um sucesso e já planeja novos espetáculos para 2025.

Em uma entrevista exclusiva, a professora Ana Clara revela os planos para o curso de extensão “Balé Adulto” e a 2ª edição da Mostra Artística. Ela destaca a importância de apresentar repertórios clássicos e processos criativos autorais, que mostram a evolução do grupo e refletem estudos da Interseccionalidade. A proposta é centralizar a arte do balé, sem deixar de lado o lado social e inclusivo da dança.

Os trabalhos artísticos da mostra “Balé com Piano” apresentaram composições coreográficas relacionadas às técnicas e estéticas do balé. Os estudantes da Extensão Universitária “Balé Adulto” surpreenderam o público com variações de repertórios clássicos e poéticas fundamentadas nos estudos da dança clássica. A participação especial do pianista e professor da Ufal, Mário Marochi, do Curso Técnico em Música, enriqueceu o espetáculo.

O curso de extensão “Balé Adulto” surgiu em 2023 para atender a demanda estudantil dos cursos de Dança, na modalidade técnico e licenciatura, e também para a comunidade em geral interessada em aprender balé clássico. A professora Ana Clara destaca a importância de promover a formação pedagógica e artística dos alunos, além de estimular debates sobre questões sociopolíticas relacionadas ao balé clássico.

Com aulas focadas no desenvolvimento do estilo balé clássico, aplicação de técnicas e estudos teóricos-práticos de repertórios clássicos reconhecidos mundialmente, o grupo de balé adulto da ETA/Ufal se destaca nas apresentações, mostrando que é possível superar desafios e se reinventar através da dança, independentemente da idade.

Sair da versão mobile