Viviane, que desde a graduação já tinha contato com atividades de extensão na área esportiva, explicou que seu objetivo com o trabalho foi levar educação financeira aos atletas. Segundo ela, culturalmente o tema não é inserido de forma concreta na educação básica brasileira, e diante dos problemas financeiros observados em pesquisas, a importância de abordar o assunto se torna evidente, especialmente levando em consideração a curta carreira dos atletas devido a fatores fisiológicos.
A mestranda ressaltou a necessidade de uma maior conexão entre a academia e o mercado, destacando a importância da relação entre a ciência e a prática. Para ela, eventos como a Confut Sudamericana, que desde 2022 tem se destacado por trazer debates relevantes para o avanço do futebol, conteúdo de excelência e oportunidades de networking, são fundamentais para promover o crescimento do setor e estimular os negócios. Além disso, a presença dos principais profissionais do ramo contribui para enriquecer o evento e fomentar a troca de conhecimentos.
Viviane Ferreira, com seu trabalho inovador e relevante, demonstrou a importância da educação financeira para atletas de futebol e como essa abordagem pode impactar de forma positiva a vida desses profissionais. Sua participação na Confut Sudamericana reforça o compromisso em buscar soluções e contribuir para o desenvolvimento do esporte no cenário nacional e internacional.
