Conforme destacou o professor Mário Jucá, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU e presidente do congresso, o evento é uma iniciativa conjunta dos hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A organização contou com a colaboração de pesquisadores e funcionários desses hospitais, tendo a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), ligada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), como empresa executora. “A sede da Ebserh também participa ativamente da organização do congresso, com envolvimento da Diretoria de Pesquisa e Inovação e dos Serviços de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e Gestão da Pesquisa”, complementou Jucá.
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser realizadas online. A programação prevista inclui rodadas de negociação, minicursos, palestras, mesas-redondas e conferências. O evento se destina a profissionais da área de pesquisa e inovação, residentes da área de saúde e estudantes.
Os interessados em submeter trabalhos científicos têm até o dia 31 de agosto para fazê-lo. Até o momento, segundo dados da Plataforma Rede Pesquisa Ebserh, há um total de 3.619 pesquisas em andamento em 41 unidades vinculadas à Ebserh. Essas pesquisas abrangem diversas áreas como Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
“O fortalecimento das iniciativas de pesquisa e inovação tecnológica será viabilizado pelas oportunidades criadas, considerando a possibilidade de arranjos interinstitucionais e de cooperação a partir deste evento”, enfatizou Mário Jucá.
Para mais informações sobre o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação na Rede Ebserh, os interessados podem acessar a página oficial do evento.
Este congresso promete ser um marco na integração de esforços para a inovação em saúde, refletindo o compromisso das instituições envolvidas com a excelência e o desenvolvimento científico no âmbito do SUS.